Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Norte e Nordeste são as regiões com mais pessoas infectadas por HTLV-1

Da família do HIV, vírus pode causar um tipo de leucemia e problemas neurológicos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 05/12/2018 - 16:00

O Tarde Nacional desta terça-feira (4) falou sobre o vírus HTLV-1. O entrevistado foi o médico Jorge Casseb, que integra a equipe do Instituto de Medicina Tropical da USP.

Segundo Casseb, o vírus é antigo e foi detectado pela primeira vez no Japão, há 30 anos, em pessoas com um tipo de leucemia. A partir desse momento, constatou-se que o vírus também pode causar problemas neurológicos.

Casseb explicou as semelhanças e diferenças entre o vírus e o HIV, e alertou para o fato de que boa parte das pessoas são portadoras do HTLV-1 e não sabem.

“Acredita-se que no Brasil existam 800 mil a 1 milhão de pessoas com esse vírus, mas boa parte não sabem. Você só descobre, normalmente, quando doa sangue. Desde 1993 o Brasil instituiu esse tipo de testagem em todos os bancos de sangue”, disse.

Ele acrescentou que Norte e Nordeste são as regiões mais endêmicas, com mais pessoas infectadas, e reforçou a importância da prevenção, por meio de preservativos.

Ouça a entrevista no player.

 

 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  HTLV-1 HIV Vírus

Criado em 05/12/2018 - 17:12 e atualizado em 05/12/2018 - 17:10

Mais do programa