Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Longe do terrorismo nutricional, especialista defende como fazer as pazes com a comida

A nutrição comportamental vê o ser humano como um todo e ensina a comer sem culpa

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/02/2019 - 13:00

Você sabe o que é nutrição comportamental? Segundo a nutricionista Shirley de Jesus não somos somente uma questão de nutrientes, fisiológico. Há também uma série de técnicas comportamentais que lidam com a alimentação como terapia mesmo. Nesta visão mais humana, a especialista ensina como repensar a nossa relação com a comida e como comer sem culpa. 

"Mas será que a gente tem fome de comida mesmo?", questiona a fundadora do Instituto Pró Nutrição. "O ser humano é muito mais complexo. Ele tem as relações emocionais com a comida. A gente tem que olhar o ser humano de uma forma complexa e até espiritual", acrescenta a especialista. 

Para ela, cada pessoa irá demandar um protocolo, um atendimento. Por isso, a comportamental é uma das estratégias utilizadas:

"A consulta é demorada, é como se fosse uma terapia. Então você vai investigar desde a infância, às vezes até antes da infância. Vai investigar como foi a gestação, como foi com a mãe. Se está passando por algum transtorno e como estão os exames bioquímicos. É feito toda uma abordagem. Verifica como estão as emoções. Há técnicas com perguntas e desenhos também", enumera a nutricionista. 


Confira a entrevista completa no player abaixo:


O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 22/02/2019 - 16:34 e atualizado em 22/02/2019 - 16:33

Mais do programa