Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Métodos de prevenção podem evitar cerca de 90% dos casos de AVC, diz neurocirurgião

Consumo de cigarros é um dos principais fatores da doença

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/02/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (06) falou sobre derrame ou acidente vascular cerebral (AVC) com o neurocirurgião e chefe da Unidade Neurológica do hospital da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eric Paschoal.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

O médico confirmou que 90% dos casos de AVC poderiam ser evitados com prevenção.

O controle da pressão e diabetes, a redução do peso e do colesterol, a prática de exercícios diários, evitar fumar e beber álcool e seguir uma dieta balanceada são métodos que ajudam a prevenir a doença.

O AVC é uma alteração súbita que ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro se rompem ou são obstruídos. é uma doença adquirida que se estabelece ao longo do tempo pelo processo de aterosclerose.

O neurocirurgião esclareceu ainda que, por inflamar as paredes arteriais, o consumo de cigarros é um dos principais fatores da doença.

Além de falar sobre a prevenção, o Eric abordou também os principais sinais que uma vítima de AVC apresenta. Entre eles estão: boca torta, perda da força ou dos movimentos de um lado do corpo e da fala.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 07/02/2019 - 18:09

Mais do programa