Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor da USP fala sobre trabalhos na Torre Atto, da Amazônia

Segundo Paulo Artaxo, clima da região tem mudado bastante com secas mais longas e diferentes períodos de chuva

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/02/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia volta a falar sobre as atividades da Torre ATTO (Amazon Tall Tower Observatory), na Amazônia, que desde 2015 realiza pesquisas na região. Nesta sexta-feira (8), Juliana Maya conversou com o professor de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Paulo Artaxo.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

 

"A torre é um laboratório extremamente privilegiado, única torre alta no Hemisfério Sul do planeta e a única em florestas tropicais. O objetivo principal é entender como as mudanças climáticas estão influenciando no ecossistema amazônico e como as mudanças desse ecossistema estão impactando nas mudanças climáticas globais. Ou seja, informações absolutamente estratégicas para o Brasil do ponto de vista de preservação da Floresta Amazônica", afirmou.

 

Ele contou que há uma equipe de trabalho que mora na torre. Um número de dez a 15 pessoas coleta informações de forma permanente.

Artaxo afirmou que há mudanças muito importantes no clima da Amazônia, com um tempo maior da estação seca e alteração na quantidade e periodicidade das chuvas. 

A torre tem 325 metros e está em uma área isolada, longe de qualquer centro urbano, no município de São Sebastião do Uatumã, no estado do Amazonas.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 08/02/2019 - 15:45 e atualizado em 08/02/2019 - 15:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa