Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sociedade Brasileira de Reumatologia lança aplicativo para pacientes de espondiloartrites

App traz informações e tutoriais de exercícios físicos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/02/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia conversou nesta quinta-feira (7) com o reumatologista e membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) Fabio Jennings. Na entrevista, o médico falou sobre as espondiloartrites e o aplicativo REPARE, lançado para auxiliar os pacientes, com informações e tutoriais de exercícios físicos.

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:

 

As espondiloartrites são doenças inflamatórias articulares que acomentem a coluna vertebral, outras articulações e órgãos do corpo.

Essas doenças são comuns e crônicas, embora não atinjam boa parte da população. O médico explicou que hoje é possível fazer um diagnóstico mais precoce, com testes laboratoriais e ressonância magnética.

 

"A doença provoca uma diminuição de mobilidade importante da coluna vertebral. Os pacientes, se não forem tratados, podem assumir uma postura 'do esquiador', fixa, aquela coluna torta. É uma doença que ao longo do tempo provoca uma incapacidade, uma deformidade que pode ser irreversível", esclarece o médico.

 

Fabio falou sobre a importância do exercício físico no tratamento da enfermidade, para os pacientes se manterem ativos. Ele acrescentou que a medicação melhora a dor e inflamação, mas não traz a aptidão física anterior à doença.

Para os interessados, o app é gratuito e está disponível em Android e IOS.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 07/02/2019 - 16:09 e atualizado em 07/02/2019 - 16:09

Mais do programa