Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professoras da Universidade Federal do Ceará desenvolvem aplicativo que previne a incontinência urinária

O aplicativo, chamado Continence App, contou com a contribuição de profissionais da enfermagem, medicina e fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/03/2019 - 16:51

As professoras Mônica Oriá e Camila Vasconcelos e a estudante Dayana Saboia, do Departamento de Enfermagem da Universade Federal do Ceará (UFC), desenvolveram o Continence App, um aplicativo direcionado à prevenção da Incontinência Urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina, uma disfunção muito comum entre as mulheres, principalmente as idosas ou as que já tiveram filhos.

As professoras Mônica Oriá e Camila Vasconcelos e a estudante Dayana Saboia desenvolveram o Continence App

O aplicativo busca sensibilizar as mulheres, sobretudo aquelas em período pós-parto, com informações acerca da incontinência urinária e de sua prevenção a partir da orientação de como praticar exercícios fundamentais para ajudar no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que é responsável pela sustentação de órgãos como o intestino, o útero e a bexiga. 

Segundo a pesquisadora Camila Vasconcelos, "a incontinência urinária pode ser prevenida ou pode ser adiada em alguns casos e uma das medidas que tem bons resultados na prática clínica é o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, ou seja, fortalecer aquela musculatura que dá sustentação".  

O aplicativo Continence App foi desenvolvido para que a mulher possa "fazer esse treinamento dos músculos no conforto do lar dela, com a rotina que ela tem e com algo que pudesse estar ajudando, motivando, porque o aplicativo tem várias ferramentas pra motivar a mulher", conclui Camila.

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:


O Continence App está disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 13/03/2019 - 17:36 e atualizado em 13/03/2019 - 17:32 - Episódio Ao vivo - 13/03/2019

Mais do programa