Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carnaval abre alerta para a erotização precoce na infância

O homem da casa, a namoradinha da escola e a "modelo" mirim são alguns dos papéis recorrentes da adultização precoce

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/03/2019 - 13:00

Não é só porque estamos no carnaval, mas o assunto é urgente e requer constante atenção. Afinal, é cada vez mais comum o número de crianças que perdem a sua infância cada vez mais cedo. Segundo a especialista de gênero da ONG de direitos infantis Plan International Brasil, Viviana Santiago, a adultização acontece quando o adulto olha a criança a partir dos comportamentos e sentidos do adulto. E pior estimulando para que essa criança tenha uma performance e atitudes que se assemelham ao processo dos adultos, principalmente no campo da erotização e da sexualidade.

"Esses comportamentos que não estão mais no campo da infância e que não estão presente no momento de vida da criança. São os adultos que atribuem esse significado erótico que é um processo de pedofilização. A gente entender, construir um desejo erótico de adultos por crianças. Muita das vezes a gente espera que a criança seja um adulto em miniatura", pontua Viviana. Mas qual o limite para essa censura? 

Na entrevista ao Tarde Nacional Amazônia desta segunda-feira (4), a especialista diz ainda que o problema começa quando olhamos as meninas como olhamos para as mulheres adultas. E isso, a médio e longo prazo, pode trazer problemas emocionais e mentais gravíssimos as crianças. "Imagine o sofrimento psíquico ao qual estamos submetendo a criança! Há crianças com 5 anos preocupadas com dieta. Essa fala não é de saúde, é de alguém que quer corresponder a um padrão. De maneira muito irresponsável a gente apresenta a essas meninas uma violência e dimensões de abuso sexual", acrescenta Viviana.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 04/03/2019 - 18:36 e atualizado em 04/03/2019 - 14:34

Mais do programa