Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre tratamento ao "pé diabético"

Se não tratada, doença que causa rachaduras e feridas nos pés, pode levar a amputação dos membros afetados

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/05/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (13) abordou o "pé diabético", conjunto de complicações que afeta pacientes diabéticos e causa o agravamento de feridas e rachaduras em seus pés que, se não tratadas podem levar até mesmo a amputação do membro.

Quem esclareceu mais sobre o assunto foi o médico cirurgião geral e vascular e coordenador técnico do Centro de Tratamento de Feridas (Cenfe), Igor Nunes.  

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Além de explicar os objetivos da campanha, Nunes esclareceu que o "pé diabético" é ocasionado quando, em virtude da própria diabetes, o paciente perde a sensibilidade e acaba não percebendo quando surgem lesões e rachaduras nos membros. A partir daí essas feridas infeccionam  e se tornam graves, podendo exigir até mesmo a amputação do membro afetado para evitar complicações maiores.

Ele acrescentou ainda que para prevenir essas complicações basta fazer o controle da glicemia corretamente, utilizar sapatos adequados que não tragam a possibilidade de se ferir o pé de alguma maneira, ter cuidado ao caminhar e, para às mulheres, muita atenção ao fazer as unhas. Ele alertou também que ao se perceber qualquer mancha ou possível lesão, mesmo que aparentemente simples, o paciente deve procurar atendimento para uma melhor avaliação, evitando assim o agravamento da mesma.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 13/05/2019 - 17:49

Mais do programa