Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista faz alerta sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de medicamentos vencidos

De acordo com Gizele Leal, "a cada 1kg de medicamento vencido que é jogado na lixeira, mais de 450 mil litros de água são contaminados".

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 09/05/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (09), falou sobre o descarte incorreto de medicamentos e os impactos negativos que essa prática tem na natureza e em nossas vidas.

A entrevistada foi a diretora do Conselho Federal de Farmácia de Minas Gerais, Gizele Leal, que debateu sobre as origens desse problema e falou sobre possíveis soluções.Incentivando consumidores, farmácias e empresas de medicamentos a se mobilizarem em prol da preservação. Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Gizele destacou que esse atitude afeta não só a natureza quanto a nós mesmos. Pois, ao entrar em contato com a natureza, esses medicamentos contaminam as águas, os peixes que nela vivem, e depois retornam para o nosso consumo. 

Para ela as principais causas para o alto número de medicamentos que são jogados fora, podem ser a automedicação e a compra de medicamentos em excesso. Ao se armazenar muitos medicamentos desnecessários em casa, as pessoas correm o risco de consumir esses medicamentos por engano, podendo ter reações alérgicas, intoxicações e em casos mais graves até mesmo vir a falecer.

Já que ambas as causas acabam sendo incentivadas pelas indústrias, Gizele pediu o apoio das mesmas, oferecendo aos consumidores a oportunidade de comprar somente a quantidade de remédios necessária à seu tratamento, ou passando esse alerta adiante. 

No fim das contas, o correto mesmo é procurar a vigilância sanitária ou buscar alternativas como o Ecycle, site que indica pontos de coleta de medicamentos, pilhas, baterias e outros resíduos que prejudicam a natureza, mais perto de você. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

 

Tags:  meio ambiente

Criado em 09/05/2019 - 18:25

Mais do programa