Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Angiologista tira dúvidas sobre trombose

Muito comum em idosos, doença acomete também mulheres que fazem reposição hormonal e fumam

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/05/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia atendeu o pedido de um ouvinte e foi saber mais sobre uma doença bastante conhecida, a trombose. Sobre este assunto, Juliana Maya conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Amazonas e também reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa.

É verdade que a doença pode ser desencadeada por fatores como o uso de anticoncepcionias e até viagens longas de avião? Varizes levam à trombose? E gravidez? De acordo com o médico, a trombose é uma doença de veias e a prevenção se dá pelo movimento das pernas, mais particulamente das panturrilhas. Mas, afinal de contas, o que causa a trombose? O risco, segundo Cleinaldo, é quando se fica parado muito tempo. Todavia, há também pessoas que têm uma tendência maior à coagulação transmitida geneticamente. 

A trombose é mais comum em idosos e também em mulheres que fazem reposição hormonal e fumam. Ele explica ainda que não necessariamente quem tem varizes terá trombose. O ideal é procurar mesmo um especialista.

Ouça abaixo a entrevista completa:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Tags:  trombose

Criado em 16/05/2019 - 17:15 e atualizado em 16/05/2019 - 17:14

Mais do programa