Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

APLV: saiba mais sobre a alergia à proteína do leite de vaca

Especialista tira as principais dúvidas sobre a alergia que pode acometer crianças nos primeiros anos de vida

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/12/2019 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (04) falou sobre alergia à proteína do leite de vaca. A entrevistada foi a pediatra Dra Fabi Mendes, co-autora do livro Guia Completo APLV.  

A médica explicou a diferença entre a alergia e a intolerância à lactose, já que é comum que as pessoas confundam uma com a outra. Ela esclareceu que existem diferentes graus da alergia e que, nos casos mais graves, apenas traços da proteína já são suficientes para desencadear reações na criança alérgica.

A entrevistada falou sobre o diagnóstico e ressaltou a importância da família aceitar a condição da criança, não a expondo a riscos com transgressões na dieta: "um pouquinho faz mal sim". 

No caso dos bebês e crianças que ainda mamam no peito, segundo ela,  é fundamental que a mãe também siga a dieta prescrita. Apesar da dificuldade em manter uma alimentação tão restrita, essas mães não devem desistir da amamentação, uma vez que o leite materno é essencial para a criança e funciona como um fator protetor contra a alergia.

Dra. Fabiana reforçou que a alergia não é modismo: "alergia à proteína do leite de vaca não é frescura, é coisa séria, vamos dar a atenção devida. Alergia é diferente de intolerância. Os dois precisam de acompanhamento médico".

Quer saber mais? Então confira a entrevista completa no player abaixo: 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 04/12/2019 - 18:43

Mais do programa