Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Papai Noel inspira campanha de prevenção de quedas de idosos

No mês de dezembro, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia chama a atenção para os velhinhos que temos por perto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/12/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia fala sobre a Campanha de Prevenção de Queda de Idosos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. 

Para saber quais os principais cuidados com os idosos, Juliana Maya conversou com o ortopedista, traumatologista e membro titular da SBOT, Tiago de Morais Gomes. "Em casas em que há idosos você precisa ter atenção com os detalhes. Por exemplo, nos banheiros você não pode deixar tapetes lisos que escorregam com facilidade. Sempre deixar um calçado emborrachado próximo do idoso. Sempre deixar iluminação pois eles costumam ir no banheiro a noite. Então, são cuidados básicos que precisam serm tomados para diminuir essas quedas", destaca ele.

Segundo o médico, a cada 20 minutos um idoso falece no mundo por motivo de queda. E muitos por causa dessas fraturas precisam passar por cirurgia que aumentam mais ainda os problemas respiratórios, circulatórios e até de locomoção.

Acompanhe a entrevista completa no player:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 19/12/2019 - 17:47 e atualizado em 19/12/2019 - 17:35

Mais do programa