Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música ameniza sintomas de demência em idosos com Alzheimer, revela pesquisa

Segundo o autor da pesquisa, a memória musical é algo que não se perde, mesmo nos níveis mais avançados da doença

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 20/01/2020 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou nesta segunda-feira (20) sobre uma pesquisa que analisa como que a musicoterapia pode ajudar a amenizar sintomas de demência em idosos com Alzheimer. Para explicar melhor esse assunto, Juliana Maya conversou com o autor da pesquisa que é o musicoterapeuta e mestre em Gerontologia, Mauro Amoroso Pereira Anastácio Júnior

"Quando eu comecei esse trabalho eu percebia que as relações familiares desses indíviduos, das pessoas que eram diagnosticadas, tem uma importância muito grande. E isso dava uma qualidade de vida muito melhor. Dentro da musicoterapia, a gente tem bastante pesquisa que fala da cognição, da memória, da forma que o cérebro é estimulado pela música. Aí, eu pensei como a musicoterapia poderia aproximar essas pessoas, esse familiares, como contribuir com essas relações", conta ele.

Na pesquisa, Mauro diz que visitou esses casais - o idoso com Alzheimer e seu cônjuge cuidador - durante três meses semanalmente, levando a musicoterapia e, durante o processo, ele pode perceber que a música começou a contribuir para as duas pessoas.

As músicas utilizadas pelo profissional são escolhidas a partir das preferências do próprio casal já que, de acordo com Mauro, a memória musical é uma coisa que esses indivíduos não perdem, mesmo nos níveis mais avançados da doença. Por isso, é tão importante respeitar o repertório do idoso, assim como o melhor horário de tocá-la. 

Acompanhe a entrevista completa no player:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 20/01/2020 - 17:12 e atualizado em 20/01/2020 - 17:12

Mais do programa