Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como fica a qualidade da educação pública com a transição municipal?

Nas cidades muitas iniciativas e boas práticas mudam de rumo ou não sobrevivem às trocas de gestão

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/12/2020 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia falou hoje sobre a qualidade da educação pública com a transição municipal, que acontece de quatro em quatro anos.

Sobre esse assunto, Juliana Maya conversou com a Doutora em Educação e coordenadora de produção e disseminação de conhecimento do Instituto Positivo, Maria Paula Mansur Mäder.

Pra educação, que seria um projeto de longa data, a coordenadora relatou que: " o que mais se vê no país é que todas as práticas, políticas públicas que estão em desenvolvimento elas acabam sendo interrompidas e descontinuadas para dar lugar a novos projetos da nova gestão. O que gera um prejuízo imenso". 

Mas de que forma a população, a comunidade escolar pode se colocar? Segundo a entrevistada, "a sociedade deve cobrar muito que a gestão da educação seja suprapartidária, independente dessa concorrência partidária. Que o secretário Municipal de Educação entenda que ele tem uma responsabilidade muito maior do que a de um cargo político. A responsabilidade dele é pela própria evolução daquela comunidade assumindo a continuidade, dando valor para aquilo que vem sendo feito e pode muita vezes ser aprimorado. Mas não simplesmente interromper para impor seus próprios projetos", avalia a professora.

Assim como o eleitor deve observar que a educação deve ser tratada de forma ética e responsável. Na entrevista, Maria cita também os mecanismos de colaboração intermunicipal que auxilia muito o empoderamento desses gestores, das equipes de secretaria, para que aquilo que vem sendo trabalhado tenha continuidade. Exemplo disso são as Câmaras Técnicas de Educação dos Consórcios Intermunicipais. "Nós já temos vários exemplos no país acontecendo, mas ainda é muito pouco. Não chega a 400 municípios trabalhando em cerca de 20 iniciativas desse modelo. Mas ainda é preciso disseminar muito mais essa alternativa colaborativa para que as secretarias percebam que é um mecanismo interessante e efetivo para contribuir com a continuidade dos projetos na educação", conclui ela.

Acompanhe a entrevista completa, no player: Veja aqui algumas publicações desse Regime de Colaboração. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 04/12/2020 - 16:21 e atualizado em 04/12/2020 - 16:09

Mais do programa