Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta herpes-zóster como fator de risco para AVC e ataque cardíaco

Também conhecida como 'cobreiro', a doença atinge principalmente a população idosa; vacinação não está disponível no SUS

Tarde Nacional

No AR em 19/07/2017 - 13:25

O programa Tarde Nacional conversou com a médica geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção São Paulo, Maisa Kairalla, para falar sobre a doença conhecida como cobreiro, a herpes-zóster.

A doença, que atinge principalmente a população mais velha, tem origem no mesmo vírus que causa a catapora, que é reativado devido a fatores como baixa imunidade, velhice, stress e diabetes. A vacina ainda não está disponível na rede pública de saúde.

Sintomas da herpes-zóster são lesões avermelhadas na pele, seguidas de bolhas, que logo se tornam crostas. Podem também causar dor na região atingida, geralmente nas costas ou face. Detectada ainda no primeiro sintoma, pode ser tratada facilmente por meio de medicamentos em via oral, então é importante que a pessoa com suspeitas procurem o médico logo no após o aparecimento das primeiras lesões avermelhadas.

Ouça a entrevista completa no player acima.

O Tarde Nacional Brasília vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 13h às 15h. A apresentação é de Luiza Inês Vilela.

Vacinação
Vacinação/ Foto: huntlh/ Pixabay/CC0 Domínio público

Criado em 19/07/2017 - 16:07

Mais do programa