Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pais e professores devem falar sobre saúde mental nas escolas

Para a entrevistada, a escola ainda não está preparada para soluções de conflito. "Falta capacitação", ela diz

Tarde Nacional

No AR em 30/07/2019 - 15:00

O Tarde Nacional desta terça-feira (30) fala sobre saúde mental nas escolas. Há inclusive um estudo que diz que pelo menos 66% dos educadores já tiveram que faltar ou que se afastar do trabalho por um problema de saúde Em 53% dos casos, o afastamento foi por questões de saúde mental: ansiedade, estresse e depressão.

Sobre este assunto, Fátima Santos conversou com a Doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Julliane Sampaio. 

Não dá pra esquecer também os números de bullying que levam ao suicídio. Por isso, a escola pode ser uma aliada ou um dos fatores causadores.

Para Julliane, "é importante a capacitação dos professores, desde a graduação. No caso do bullying, inclusive, pode causar evasão escolar. Temos também que buscar habilidades sociais nesses adolescentes e respostas positivas frente a violência. A escola tem que entender que o bullying existe e que não é brincadeira de criança", esclarece a especialista.

Segundo a Doutora, o papel do Estado existe mas a família também deve participar e estar atenta. Na entrevista, ela ainda comenta que a violência é uma questão de saúde pública. E precisa ser tratada como uma doença social. 

Infelizmente, de acordo com ela, a escola ainda não está preparada para soluções de conflito. Participaram da entrevista, os âncoras: Anchieta Filho (SP) e Luciana Valle (RJ).

Confira a entrevista completa no player abaixo:


 

Criado em 30/07/2019 - 17:41 e atualizado em 30/07/2019 - 17:40

Mais do programa