Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livros em áudio ampliam a acessibilidade de deficientes visuais no IFB

Projeto, destinado exclusivamente aos alunos da instituição, atende demanda de professores e atua também para a reconstrução do repositório digital

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 13/08/2019 - 16:00

O Tarde Nacional - Brasília desta terça-feira (13) fala sobre uma iniciativa da Biblioteca do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). Trata-se do projeto de inclusão com equipamentos que convertem textos em voz e que ampliam a acessibilidade dos alunos com deficiência visual ao acervo da instituição. Sobre essa novidade, Fátima Santos conversou com o auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Brasília (IFB), Jadir Viana Costa.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:


Segundo ele, já há alguns exemplares em formato de áudio além da demanda que os alunos trazem diariamente.

 

"Temos também um projeto paralelo a esse de reconstrução do repositório digital, que já está em fase de andamento, onde vamos guardar todo esse material e os alunos poderão acessar através de login/senha todo esse material já adaptado. Por enquanto, a gente está mandando via e-mail para esse aluno depois que eles assinam um termo de compromisso respeitando as leis de direitos autorais", acrescentou.

 

São três servidores envolvidos no projeto. Jadir afirmou que o trabalho começa com o escaneamento das páginas. Em seguida é feita a adaptação/revisão com a audiodescrição. Depois disso o material é transformado em áudio. 

Inicialmente, eles atendem só alunos do Instituto e os professores. Mas a ideia é expandir para toda a rede. 

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 13/08/2019 - 17:11 e atualizado em 13/08/2019 - 17:10

Mais do programa