Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cirurgia metabólica é opção de tratamento para pessoas com diabetes tipo 2 no DF

Ouça a entrevista com o médico Renato Teixeira, coordenador do Serviço de Cirurgia de Diabetes da Secretaria de Saúde do DF

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 12/08/2019 - 16:00

O Tarde Nacional - Brasília conversou com médico Renato Teixeira, coordenador do Serviço de Cirurgia de Diabetes da Secretaria de Saúde do DF sobre tratamentos para a diabetes tipo 2. A cirurgia metabólica passa a ser uma nova opção de tratamento para pacientes que têm a doença e são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. Ela é indicada para quem não consegue o controle efetivo dos níveis de glicemia, que tenham entre 30 e 70 anos de idade, após pelo menos dois anos de tratamento clínico. "Se o paciente não está tendo controle com o uso de medicamentos, poderá recorrer a um tratamento muito mais efetivo, evitando sequelas e morte".

A estimativa é que 10% da população brasileira tenha diabetes, sendo que 90% dessas pessoas tenha diabetes tipo 2, que é adquirida com o passar do tempo por conta de uma pré-disposição genética. O diabetes é a primeira causa de amputação de membros inferiores, cegueira e infarto agudo do miocárdio, além de ser uma das principais causas para acidente vascular cerebral (AVC) e insufiência renal.

Para ouvir a entrevista completa, clique no player acima. 

Tags:  diabetes

Criado em 12/08/2019 - 16:56

Mais do programa