Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vigilância Sanitária fiscaliza instituições psiquiátricas

Ouça a entrevista com Márcia Olivé, gerente de Apoio à Fiscalização Sanitária do DF

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 12/08/2019 - 17:00

O Tarde Nacional - Brasília conversou com Márcia Olivé, gerente de Apoio à Fiscalização Sanitária do Distrito Federal, sobre a fiscalização em clínicas psiquiatricas pela Vigilância Sanitária. Só no primeiro semestre, foram feitas 43 vistorias em clínicas do DF. "As clínicas psiquiátricas com internação são consideradas estabelecimentos de alto risco, e por isso são fiscalizadas todos os anos, para renovação da licença sanitária", conta a funcionária. "As denúncias que mais recebemos é em relação a estrutura física, como alojamentos apertados e em más condições, paredes mofadas, colchões rasgados, lençóis sujos. Mas também recebemos denúncias sobre alimentação ruim ou escassa, e também sobre negligência, seja do estabelecimento ou de algum funcionário".

Caso seja verificada alguma irregularidade em clínica psiquiátrica, a denúncia pode ser feita pelo telefone 162. Além de relatar o problema, é preciso informar o nome e o endereço completo da instituição. 

Márica Olivé também chama a atenção para a importância da ficha individual do paciente, um documento que descreve a hora de despertar, quantas refeições o paciente vai fazer, quais são as atividades físicas, lúdicas e terapêuticas, informações sobre atendimentos médicos, de saúde e sobre medicamentos. Por lei, essa ficha deve ser disponibilizada tanto ao paciente residente quanto ao familiar. Não dispor ou não fornecer esses dados também configura irregularidade.

Para ouvir a entrevista completa, clique no player acima.

Criado em 12/08/2019 - 17:09

Mais do programa