Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Incidência de conjuntivite aumenta nesta época do ano

Oftalmologista da Secretaria de Saúde do DF fala sobre os principais sintomas e como é possível evitar a contaminação da doença

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 26/09/2019 - 16:00

Os números de casos de conjuntivite aumentam nesta época do ano. Para falar sobre a doença, o Tarde Nacional - Brasília conversou com Adriana Sobral, colaboradora de oftalmologia da Secretaria de Saúde do DF.

Ouça no player abaixo:


Adriana explicou que a conjuntivite é endêmica, ocorre durante todo o ano.

 

"Nesta época do ano como tem uma baixa, como nós estamos vivendo uma época de bastante seca e baixa umidade, onde a poeira e os alérgenos ficam suspensos no ar, nós temos uma grande incidência de conjuntivite alérgica além dos outros sintomas. Como queixa do olho seco, ardor ocular que tem sido bastante frequentes nos consultórios", esclareceu.

 

A oftamologista falou sobre os tipos de conjuntivite (virais e bacterianas):

 

"No caso das conjuntivites alérgicas elas não são contagiosas. Elas são um tipo de alergia. E que você não pega, é da própria predisposição da pessoa. E as bacterianas são aquelas que o olho acorda grudado, com remelinha amarela e que o paciente reclama também que o olho fica o tempo todo sujo, incomodando. Sem falar na própria sensação de coceira", complementou.

 

Ela desaconselhou o uso de qualquer medicação sem a avaliação do médico.

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 26/09/2019 - 15:10 e atualizado em 26/09/2019 - 15:09

Mais do programa