Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor de Português dá dicas de como se preparar para o Enem

Faltando pouco menos de dois meses, a hora é de focar em conteúdos que costumam cair mais na prova. Daí a importância dos simulados e provas anteriores

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 11/09/2019 - 16:00

A contagem regressiva para o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já começou. Com pouco tempo para a prova, é preciso intensificar os estudos. Para falar sobre este assunto, Fátima Santos conversou com Gabriel Remington, professor de Português e Redação do Colégio Marista João Paulo II. 

Quem ainda não estudou muito ainda dá tempo de pegar o barco? Na reta final, a redação continua sendo um grande bicho-papão. Qual será o tema para este ano?

Acompanhe no player abaixo a entrevista completa.


"Infelizmente não existe uma técnica mágica. Não dá pra gente desenvolver do nada uma série de habilidades. Ainda mais para uma prova tão complexa quanto é a prova do Enem. Faltam pouco menos de dois meses. E as pessoas que ainda estão planejando um tipo de estudo precisam se focar em algumas habilidades específicas. E precisam, principalmente, pensar em estudar pouco, mas diariamente. Claro não vai ser possível pegar tudo, afinal, é conteúdo de três anos de ensino médio. Mas ainda é possível resgatar algumas coisas, principalmente, nas disciplinas em que há maior dificuldade", argumentou Gabriel. 

 

De acordo com ele, a dica é pegar provas passadas e simulados encontrados na Internet e focar nos conteúdos que costumam cair mais na prova. Por exemplo, em Língua Portuguesa: variação linguística, figuras de linguagem e principalmente interpretação de texto. 

O professor afirmou que quem acompanha mais as mídias tem mais vantagem na hora da redação.

Gabriel lembrou ainda que o descanso é importante, principalmente nas horas que antecedem as provas.

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 17/09/2019 - 14:44 e atualizado em 17/09/2019 - 14:43

Mais do programa