Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como tornar o aprendizado mais efetivo e prazeroso?

O Tarde Nacional conversa sobre neuroeducação e aprendizado com o professor e diretor pedagógico executivo Marcos Raggazzi

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 05/11/2019 - 17:06

Qual é a melhor estratégia na hora de se preparar para o Enem, uma prova de vestibular ou de concurso público? Para decifrar os caminhos que o nosso cérebro percorre para aprender um conteúdo, o Tarde Nacional - Brasília trouxe o professor e diretor pedagógico executivo Marcos Raggazzi, que tratou de aspectos da neuroeducação.

Muita gente acaba dedicando horas ininterruptas de estudo antes de fazer uma prova importante. Mas, de acordo com o especialista, este método não é o mais eficaz para otimizar o aprendizado: "O cérebro aprende a partir de um processo de repetição, que é extremamente importante. Se um aluno viu um determinado conteúdo uma única vez, a chance dele guardá-lo na memória definitiva - ou memória de longa duração - é menor".

Diante de um conteúdo extenso para estudar, a dica é se organizar e criar uma rotina que favoreça a repetição: "É preciso organizar-se de tal maneira para garantir que as repetições sejam espaçadas no tempo. Imagine se eu for estudar um determinado conteúdo de matemática, dedicando sete horas de estudo da matéria em um único dia. A eficiência disso é infinitamente menor do que estudar uma hora de matemática por sete dias", ensina.

O tempo dedicado a cada disciplina depende de uma série de fatores - entre elas, a aptidão do estudante. A sugestão é intercalar conteúdos que o aluno tenha mais facilidade com aqueles que ele considera mais difíceis. Para ouvir mais dicas, clique no player e ouça a entrevista completa.

 

 

Tags:  neuroeducação

Criado em 05/11/2019 - 17:16

Mais do programa