Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como ser um doador de sangue

Anne Ferreira, gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro-DF, detalha o processo no Tarde Nacional - Brasília

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 25/11/2019 - 15:00

O Tarde Nacional conversou com Anne Ferreira, gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro-DF sobre o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25). Esse é um dia para agradecer todas as pessoas que tiram um pouco do seu tempo para doar sangue voluntariamente, uma vez que há necessidade de doações durante todo o ano.

Na conversa, Anne desmistificou algumas questões que existem em torno da doação de sangue. A primeira é o risco de contaminação: "Não há risco para o doador, uma vez que todo o material utilizado é esterilizado e descartável, de uso único", explicou. Ela também lembrou que a doação não faz com que o sangue fique mais fino ou mais grosso, nem emagrece ou engorda. 

A entrevista explica que a doação de sangue começa com um registro: o doador apresenta um documento oficial com foto para fazer um cadastro, que será utilizado ao longo de todo o processo. Em seguida, ela passa por uma avaliação de peso, altura e pressão, além de um teste rápido de mediação do sangue para checar se ela está com anemia ou não. Depois, é a hora da triagem clínica, que consiste em uma série de perguntas sobre comportamento e estilo de vida do doador, justamente para saber se há algum risco de contaminar outra pessoa. Segundo ela, a coleta não dura mais do que 14 minutos.

Quem tem entre 16 e 69 anos, está bem de saúde, bem alimentado e pesa no mínimo 51kg pode doar sangue. Uma dica importante é beber bastante água antes da doação. Homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalos de dois meses entre cada uma. As mulheres podem fazer três, com intervalo de três meses.

Para ouvir a entrevista completa, clique no player.

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na rádio Nacional de Brasília.

Criado em 25/11/2019 - 17:15

Mais do programa