Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais informações sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata

Depois do câncer de pele, câncer de próstata é o mais diagnosticado no

A Campanha Novembro Azul acontece desde 2003 e tem como objetivo a conscientização dos homens para que possam se prevenir deste câncer. No dia 17 de novembro foi celebrado o Dia de Combate ao Câncer de Próstata.

 

Ouça outras edições do Tarde Nacional

 

Através da campanha Novembro Azul, muitos homens já deixaram o preconceito de lado e fizeram como a maioria das mulheres: se preveniram antes que o pior acontecesse, através do exame de toque e do Antígeno Prostático Específico (PSA). O diagnóstico precoce pode levar o paciente a ter cerca de 90% de chance de cura, explica ainda o urologista.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional, o professor e urologista Ricardo Alexandre Fernandes Ferro explica sobre a necessidade de fazer o exame de próstata. Ao contrário do que muitos pensam, o exame é simples e não demora mais do que três segundos. Ele ainda relembra sobre a idade ideal para a realização da prevenção. Para homens negros ou que tenham histórico da doença na família, a partir dos 45 anos e, para os demais, a partir dos 50 anos.

 

De acordo com o entrevistado, em 2011, mais de 13 mil homens morreram por causa da doença e 70 mil novos casos devem ser diagnosticados. Boa alimentação e a realização de atividades físicas podem diminuir os riscos da doença, afirma o Ferro.

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira às 15h, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 17/11/2014 - 19:31 e atualizado em 18/11/2014 - 18:01