Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional tem mesa redonda sobre refúgio e apatridia

Cartagena +30 discutiu etapa final do processo de construção dos novos

As apresentadoras do Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília, Fátima Santos; Juliana Maya, da Rádio Nacional da Amazônia; e Luciana Vale, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, conversaram com os convidados: o diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça (MJ), João Guilherme Granja e o representante no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) Andres Ramirez.

 

Ouça também:

Cartagena+30 debate a situação de refugiados e apátridas

 

O representante do MJ, João Guilherme Granja ressaltou a questão das 10 milhões de pessoas em todo mundo que não têm nacionalidade, tema tratado na conferência de Cartagena + 30. Hoje, no Brasil, partes dessas pessoas são amparadas pelo Estado brasileiro em atuação conjunta com a ACNUR e a Sociedade Civil brasileira.

 

Já o representante da ACNUR, Andres Ramirez, ressaltou a importância do Cartagena +30 e os desafios para atender pessoas que tiveram que se deslocar e até atravessaram a fronteira internacional, por causa da ação dos grupos do crime organizado internacional. Segundo ele, pela primeira vez, neste processo de Cartagena, houve a oportunidade de reunir os países do Caribe, em setembro, de onde surgiram propostas e ideias inovadoras sobre o aumento não somente das migrações mas também do refúgio.

 

Confira as informações sobre as discussões tratadas no encontro internacional Cartagena +30, nesta mesa redonda do programa Tarde Nacional, na Rádio Nacional de Brasília em rede com as Rádio Nacional da Amazônia e do Rio de Janeiro.

 



Criado em 05/12/2014 - 14:02 e atualizado em 05/12/2014 - 15:06