Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto 'Vela Adaptada' incentiva paratletas para novos desafios

O principal foco é resgatar a auto-estima dos atletas com deficiência

A edição desta quinta-feira (18) do quadro #Juventude, do programa Tarde Nacional, falou sobre o Projeto 'Vela Adaptada', que, além de captar novos talentos, ajuda os paratletas a não desenvolverem quadro de depressão, muito comum em pessoas que possuem alguma deficiência por não saírem de casa.

 

Para falar sobre a ação, o programa entrevistou o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA), bruno Pohl, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como o projeto pretende incentivar os paratletas para novos desafios no esporte e de que forma eles são beneficiados com relação às suas deficiências.

 

Bruno Pohl explicou que, atualmente, o Projeto 'Vela Adaptada' conta com 16 alunos fixos e 23 sazonais, sendo que 50% deles possuem quadro de lesão medular, vítimas de armas de fogo ou acidentes automobilísticos. Segundo ele, esses alunos já tiveram uma boa evolução da própria deficiência através da ação.

 

São melhoras relacionadas ao controle de tronco, rotação, melhora na auto-estima. Para os que apresentavam quadro de depressão, o benefício foi decisivo.

 

O coordenador técnico da Confederação Brasileira de Vela Adaptada ressaltou que o projeto, em trabalho desde 2009, já é referência nacional e já conta com 12 barcos adaptados. Ele contou, também, que a intenção é levar três dos melhores atletas da iniciativa para competir nas Paraolimpíadas de 2020.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui e fique sabendo mais sobre a ação!

 

Para participar do Projeto 'Vela Adaptada' é preciso entrar em contato com o nosso entrevistado, Bruno Pohl, pelo telefone (61) 9904-6061 ou pelo e-mail: pohl.bruno@gmail.com. As aulas são gratuitas e são ministradas no Setor de Clubes Sul.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Fátima Santos.



Criado em 18/12/2014 - 21:45 e atualizado em 19/12/2014 - 10:38