Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Associação de Catadores recicla materiais e a vida dos catadores

Cooperativa Recicle a Vida funciona no Distrito Federal desde 2006 e

A coordenadora da Associação da Cooperativa Recicle a Vida, Monica Mendes, conta que a cooperativa trabalha para oferecer cerca de cinco cursos profissionalizantes para catadores e familiares e presidiárias do regime semiaberto e domiciliar.

 

Monica diz que como há poucas indústrias no DF, a maioria do material vai para fora. Antes era feito um trabalho com os catadores porta a porta, mas com a chegada da coleta seletiva criou-se uma grande expectativa. No entanto, isso não supriu as necessidades da cooperativa, porque não houve uma educação ambiental da população e muitas pessoas não separam o lixo. Cerca de 53% do material que chega a instituição é rejeito, ou seja, aquilo que não é aproveitado.

 

Monica conta que a cooperativa Recicle a Vida é uma das mais bem estruturadas do DF, com três caminhões, quatro prensas, uma esteira de 35 metros. "O sonho é que tenhamos uma coleta seletiva mais séria, que a comunidade tenha a consciência ambiental e separe o material. E que os grandes geradores tenham a responsabilidade de separar os containers e não misturem tudo", reitera a coordenadora.

 

Ouça na íntegra a entrevista e conheça mais sobre a cooperativa.

 

Confira outras edições do Tarde Nacional

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Fátima Santos.



Criado em 01/04/2015 - 20:35 e atualizado em 01/04/2015 - 17:39