Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência contra o idoso é tema de fórum em Brasília no dia 15 de junho

Neste fórum no TJDFT serão congregados profissionais que trabalham na

No dia 15 de junho é o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela ONU, será comemorada no Distrito federal com um fórum. sobre o assunto, o Tarde Nacional conversou com a coordenadora da Central Judicial do Idoso, a juíza Monise Marques. O fórum acontece no Tribunal de Justiça do DF e vai reunir profissionais que trabalham na área e o pessoal da coordenação do idoso, oferecendo debates e palestras.

 

Ela conta que o objetivo é dar poder para o idoso para denunciar abusos e para chamar a atenção da sociedade civil para não tolerar estes níveis de violência que estamos vivendo hoje e de certa forma entendido como naturais.

 

A Central Judicial do Idoso produziu recentemente um mapa da violência contra o idoso e foi identificado que qua a maior vítima é a mulher e seu  maior agressor é o seu filho homem. "Esta é a pior forma de violência porque ela é cometida com pessoas que contam com a confiabilidade e a credibilidade dos demais e que estão perto para ajudar", avalia.  Segundo a juíza, é por isso, a idosa mulher tem tanta dificuldade de denunciar, porque a eventual pena aplicada ao agressor acaba atingindo sua esfera familiar como um todo.

 

Segundo a juíza, n caso de agressão cometida pelo filho, a pena é agravada. O Estatuto do Idoso é aplicado de forma combinado com o próprio Código Penal. No entanto, os crimes têm uma pena muito baixa, mas há outras ferramentas de proteção, porque o objetivo da Central Judicial do Idoso é resgatar e compor essa situação de violência.

 

Acompanhe as informações sobre o assunto nesta entrevista ao Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 02/06/2015 - 20:21 e atualizado em 02/06/2015 - 17:02