Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda por que o inverno tem sido quente no Distrito Federal

O inverno em Brasília que costuma apresentar tempo seco e frio, neste

O inverno em Brasília que costuma apresentar tempo seco e frio, neste ano deixou a desejar para quem gosta do frio. O calor anda forte no Distrito Federal. O Tarde Nacional desta quarta-feira (26) conversou com o meteorologista do Instituto Nacional de Metorologia, Mozart Salvador, para saber por que o clima está tão confuso.

 

O meteorologista explica que a cobertura dá imprensa sobre os fenômenos climáticos, mais especificamente sobre as questões meteorológicas e climáticas, chegam muito mais rápido a nós. Então, de acordo com o metereologista, a população tem a impresão de que muitos fenômenos que conhecemos hoje nunca ocorreram no passado, mas isto não é verdade. "Por exemplo, no Brasil estamos numa fase de polarização: um volume grande chuvas na região Sul e em partes do Norte e Nordeste, com chuvas bem abaixo da média. São eventos que já ocorreram muitas vezes no passado", esclarece.

 

Mozart Salvador explica ainda que estudos mostram que a temperatura vem subindo, e isto ocorre em função da urbanização. Alguns registros históricos das estações meteorológicas acabam apotando para o processo de elevação de temperatura, principalmente pelo efeito local de mudança do ambiente dessas estações, não necessariamente porque o planeta inteiro aumentou a temperatura.

 

Acompanhe a entenda o assunto nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília, no ar de segunda a sexta-feira, a partir das 15hs.



O inverno facilita a incidência de doenças respiratórias? Descubra no Cotidiano

Corpo hidratado diminui chances de doenças

Criado em 26/08/2015 - 21:26 e atualizado em 26/08/2015 - 18:18