Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sábado (7) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo de tumor de maior incidência no Brasil

No próximo sábado (7) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, quando os dermatologistas de todo país alertam a população sobre a doença. O câncer de pele é o tipo de tumor de maior incidência no Brasil, mas não é o que mais mata. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasília convidou o dermatologista Gilvan Alves.

 

O dermatologista diz que o câncer de pele é muito comum e existem três tipos da doença, sendo o de maior incidência, com 80%, o carcinoma basocelular, que é o menos agressivo. Ele explica que esse tipo de câncer aparece em forma de carocinho perolado, com uma feridinha no centro que sangra fácil e cicatriza. Ele comenta que esse tipo de tumor costuma aparecer na face, braços e áreas expostas ao sol, e raramente dissemina pelo corpo, como é chamada a metástase.

 

Gilvan Alves explica ainda que o segundo câncer de pelo mais comum é o espinocelular, que é parecido com uma verruga, geralmente no lábio, e costuma aparecer em pessoas idosas: "aquela verruga que aparece nas crianças não tem a ver com câncer de pele, aquela é viral. No entanto, a verruga que aparece no adulto pode ser o carcinoma espinocelular, que também sangra fácil e é muito perigoso, porque se deixar crescer muito ele pode disseminar para o pulmão, para o cérebro e levar ao óbito", diz.

 

Por último, ele fala do câncer de pele mais raro e perigoso, é o melanoma, uma mancha que cresce de tamanho. O dermatologista alerta que se a pessoa observar uma mancha que antes não tinha, que aumenta, muda de cor e é irregular, deve ser examinada pelo especialista. Gilvan Alves esclarece que até esse é o câncer de pele mais agressivo, mas se for diagnosticado no início tem cura.

 

Participe da campanha nacional nesse sábado (7), das 9h às 15h, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

 

Confira as informações do dermatologista sobre câncer de pele e a campanha que será realizada ano próximo sábado, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



No calor intenso, cuidados com câncer de pele devem ser redobrados

Criado em 05/11/2015 - 17:24 e atualizado em 05/11/2015 - 17:10