Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oropouche, um vírus da Amazônia, causa mesmos sintomas da dengue

Oropouche provoca a febre chamada de febre de Mojui, uma doença viral,

Oropouche é um dos mais importantes arbovírus do Brasil, conhecido desde o início da década de 60, que é transmitido pelo mosquito pólvora ou marium, ou ainda borrachudinho, originário da região amazônica, e o segundo mais frequente, que só perde para a dengue. Outros vetores também podem transmitir o oropouche, inclusive no gênero Aedes. Sobre o oropouche, o Tarde Nacional ouviu o professor de Virologia, da Faculdade de Medicina da UUSP de Ribeirão Preto - SP, Eurico Arruda.

 

Ainda de acordo com o professor Eurico Arruda, o maruim é mais encontrado em regiões de beira de rio, mangues, alagados, na costa brasileira, na Amazônia e todas as regiões ribeirinhas, sendo a Amazônia, o maior celeiro do oropouche, com mais de meio milhão de casos de infecção pelo vírus oropouche, nas últimas 4 décadas.

 

Os principais sintomas são febre alta com calafrios, dor de cabeça forte, dor na vista, não poder olhar na claridade do sol, dor lombar, por um período em média de quatro dias. Os sintomas passam, mas em cerca de um quarto dos casos, pode haver uma recaída, mesmo sem nova picada do mosquito.

 

Saiba mais sobre o mosquito maruim ou borrachudinho que causa a febre oroupouche, nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 12/01/2016 - 22:59 e atualizado em 12/01/2016 - 20:58