Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Mobilidade Ativa em Águas Claras gera polêmica

O Tarde Nacional conversou sobre o assunto com o responsável pela

O projeto Mobilidade Ativa, realizado em Águas Claras, tem gerado polêmica entre, ciclistas, motoristas, moradores. O Tarde Nacional conversou sobre o assunto com o responsável pela aplicação do projeto de Mobilidade Ativa e com um especialista em trânsito.

 

O subsecretário de Áreas Temáticas da Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal, Vicente Correa Neto, explicou que o projeto tem como objetivo ampliar a capacidade e o uso do sistema metroviário e o transporte público. Já o especialista em Trânsito, Flávio Dias, disse o projeto é bom mas há muitos desafios, como a liberdade do ciclista de circular em segurança.

 

Para o subscretário, o projeto parte do princípio de que em Águas Claras existe uma infraestrutura de alta capacidade e o objetivo é ampliar as condições da população para ter acesso a essa infraestrutura para ter acesso ao restante da cidade. "Foram estabelecidos alguns pontos de dimencionamento da rede ciclovia com complementação de calçadas, em função da alta densidade do uso da bicicleta e da condição favorável de que já existe um projeto de recapeamento. O projeto Mobilidade Ativa não altera a capacidade da via, ou seja, estão sendo seguidas todas as recomendações do Detran-DF, pela normativa técnica", explica.

 

Para o especialista em trânsito, o projeto pretende alimentar as estações do Metrô via ciclismo. Para ele, Águas Claras tem um problema sério porque é uma cidade que foi verticalizada depois de criada, por isso não tem o devido espaço urbano para circulação, em função da quantidade de moradores. "É preciso ter soluções criativas de trânsito e este projeto está em bom caminho", acredita. Apesar disso, ele avalia que surgem algumas dúvidas como se houver uma alta demanda para o ciclista isso não vai tirar o espaço do pedestre e do motorista.

 

Acompanhe as duas entrevistas, uma seguida da outra ao Tarde Nacional, para tirar suas próprias conclusões. O programa tem apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Bate-Papo Ponto Com: Retrospectiva fala sobre mobilidade urbana

Criado em 28/01/2016 - 20:57 e atualizado em 28/01/2016 - 19:02