Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zika: o que é necessário saber sobre o vírus?

Há muita informação, muitas novidades a cada dia, mas além do

Zica: o que é necessário saber sobre o vírus? Há muita informação, muitas novidades a cada dia, mas além do conhecimento,a prevenção é mais importante. A infectologista do Hospital Universitário de Brasília, HUB, Valéria Paes, participou do Tarde Nacional e disse que antes de ocorrer qualquer infecção pelo vírus zica e ter que lidar com a doença, é importante prevenir, combatendo os focos do mosquito.

 

Ela aconselha o uso do repelente como uma ferramenta auxliar, uma arma a mais, para reduzir o risco.

 

Segundo a médica, os sintomas do Zica, da dengue e da Chikungunya se sobrepõem, mas nas três doenças a apresentação clínica pode ser muito semelhante. Na dengue, é mais importante a febre e dor nos olhos, na chikungnya, tem febre também, mas as dores nas articulações dificultam até a pessoa de andar e no zica vírus, chama atenção para as lesões de pele, manchas avermelhadas por todo o corpo.

 

A infectologista alerta ainda que a automedicação é perigosa e pode mascarar os sintomas. "A pessoa com dengue não deve jamais usar antinflamatório. Por isso, o paciente deve ser avaliado em consulta médica", explica.

 

Quanto às mães que estão amamentando ela lembra que não há risco de passar o zica vírus pelo leite materno.

 

Acompanhe esta entrevista sobre o asssunto ao Tarde Nacional, com apresentação de Juliana Maya, na Rádio Nacional de Brasília.



Associação entre larvicida e microcefalia é contestada por laboratório e governo

Aumenta número de casos de microcefalia no Maranhão

Criado em 17/02/2016 - 18:30 e atualizado em 18/02/2016 - 11:29