Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coronel Heliodoro da Fonseca fala sobre Juscelino Kubitschek

Entrevista é homenagem ao aniversário da cidade de Brasília

Em um bate-papo,com o coronel Afonso Heliodoro da Fonseca, que completou 100 anos no sábado (17),ele fala com muito bom humor das memórias de Brasília. O coronel veio para a capital em construção, junto com Juscelino Kubitschek, e por isso diz que vê Brasília como uma vitória de JK.

 

Heliodoro da Fonseca diz que tem saudades do Rio de Janeiro, mas tem compromisso com Brasília, porque era o auxliar mais íntimo de Juscelino e os ideias dele eram vividos por todos que com ele estavam.

 

Ele conta que passou a admirar Juscelino Kubitschek ainda como prefeito de Belo Horizonte e depois como governador de Minas Gerais.  Heliodoro da Fonseca define Juscelino Kubitschek como um homem que era muito simpático, agradável, muito inteligente e um grande realizador.

 

O coronel conta ainda que foi para o Palácio do Planalto a convite de um embaixador da Inglaterra, porque falava inglês e estava a serviço deste embaixador em Belo Horizonte. Depois, o embaixador foi embora e Juscelino não o deixou ir embora também.

 

Para Afonso Heliodoro, Brasília foi uma conquista formidável do Brasil: "que conquistou esse Centro-Oeste todo, e hoje é uma das regiões mais desenvolvidas do mundo e tudo isso nós devemos ao Juscelino Kubitschek, porque ele que teve a coragem de transferir a capital para o interior", comenta. 

 

Ouça as histórias do comecinho de Brasília, com o coronel, escritor, poeta e pioneiro Afonso Heliodoro da Fonseca, que termina esta entrevista dizendo que JK era simples e não era encantado com fortuna de ninguém.

 

Clique no player acima.



Conheça a história da cidade de Brasília

Cotidiano homenageia Brasília ouvindo histórias sobre a cidade

Criado em 22/04/2016 - 21:22 e atualizado em 22/04/2016 - 18:22