Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor de História comenta processo de independência do Brasil

"São 194 anos de independência e muitas vezes, alguns fatos são

O Tarde Nacional convidou o professor de História do UniCeub, Frederico Tomé, para comentar sobre o processo de independência do Brasil. Ele começa citando um componente externo, a chegada da Família Real em 1808, e o componente interno, as elites coloniais, que já dominavam os poderes municipais já existentes.

 

Com a chegada da Família Real, ocorre um processo de modificação das estruturas que já havia começado com as reformas do Marquês de Pombal, em meados do século XVIII. As condições internas e externas se mesclaram e algumas figuras foram se tornando peças chaves, nesse processo de emancipação das colônias portuguesas na América.

 

O professor de História destaca nesse processo a figura de José Bonifácio. "O sujeito que pensou, que costurou politicamente com todas as outras áreas, aquilo que viria a ser o Brasil, uma possibilidade de rompimento com a metrópole, em 1822".  

 

Ouça a história da independência do Brasil contado pelo professor Frederico Tomé. Basta clicar no player acima.



Criado em 08/09/2016 - 16:37 e atualizado em 08/09/2016 - 13:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique