Adasa faz campanha para conscientizar irrigantes sobre uso da água

Campanhas feitas nos últimos dois anos com mil usuários da bacia do Descoberto foi determinante para reduzir em 50% a tomada de água
Irrigação
Irrigação Erik Araújo / Flickr

Adasa faz campanha para conscientizar irrigantes sobre uso da água. Campanhas feitas nos últimos dois anos com mil usuários da bacia do Descoberto foi determinante para reduzir em 50% a tomada de água. O Tarde Nacional desta sexta-feira (13) conversou com o coordenador de Fiscalização da Superintendência de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Hudson Rocha, sobre a fiscalização e que punição a Agência Nacional dá aqueles que não cumprem as regras.
 
Ele disse que a agência tem estações de monitoramente em todos os tributários que alimentam o Lago Decoberto, em tempo real, e está exigindo a instalação de hidrômetros, que a fiscalização está diária nos sete dias da semana e conta com parceria para revestir os canais e lonar os tanques, no sentido de evitar o despedício de água e otimizar o uso na agricultura.
 
Para Hudson Rocha, há uma negociação porque os agricultores estão produzindo alimentos, mas há a necessidade de dividir o uso da água com os usuários urbanos.
 
Ouça a entrevista no player acima.

Produtor
Joana Darc Lima
Tarde Nacional - Brasília
em
13/01/2017 - 17:11
atualizado em
13/01/2017 - 18:27