Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Fake News" devem ganhar força nas eleições de 2018

De acordo com professora da FGV, internautas precisam redobrar atenção com as notícias políticas recebidas pelas redes sociais

No AR em 12/12/2017 - 10:46

Em entrevista ao Tarde Nacional, a professora da Fundação Getúlio Vargas Luciana Salgado alerta para o perigo das chamadas "Fake News" (notícias falsas em tradução livre) nas eleições de 2018. Para ela, internautas devem redobrar a atenção ao compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais. Luciana é professora do MBA de Marketing Digital da FGV e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), consultora de Marketing Digital, além de ser considerada uma referência nacional em campanhas políticas na internet e em marketing digital para os setores público e privado.

Ela explica que, com a proximidade das eleições , antes mesmo do início oficial das campanhas eleitorais, os boatos tendem a aumentar bastante nas redes sociais. O perigo para os internautas que replicam conteúdo de candidatos, segundo ela, está em compartilhar material recebido sem checar as informações. "O cidadão precisa ficar um pouco mais esperto: checar a fonte, checar quem é o autor, buscar a credibilidade do site ou blog que vinculou...", pondera.

Nas próximas eleições, os cidadãos brasileiros vão escolher deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. De acordo com as informações da FGV, serão permitidos os chamados “posts patrocinados”, que são publicações pagas, ou seja, propaganda nas redes sociais, com o objetivo de aumentar a aparição dos candidatos pela internet. Nesse contexto, os internautas devem redobrar a atenção com publicações e informações compartilhadas. 

Ouça a entrevista completa:

 

Criado em 12/12/2017 - 11:24