Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa retrata perfil do trabalho invisível no Brasil

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investiga outras formas de trabalho que são realizadas pela população brasileira

Tarde Nacional

No AR em 15/12/2017 - 18:54

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigou o perfil das pessoas que realizam um trabalho, que o órgão chamou de "invisível", por não ter remuneração. Trata-se da pesquisa "Outras Formas de Trabalho 2016", que considera como outras formas de trabalho, produção de bens para consumo próprio e da família; os cuidados de pessoas, afazeres domésticos e o trabalho voluntário. A pesquisadora da Coordenação de Trabalho e Rendimentos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Marina Ferreira Fortes fala sobre os resultados.

De acordo com o levantamento, no ano passado, 6,3% dos 166,7 milhões de brasileiros com mais de 14 anos, trabalhavam na produção para o próprio consumo, voltada para uso exclusivo dos moradores do domicílio ou de parentes que viviam em outra moradia. Outro dado aponta que as mulheres são as maiores responsáveis pelos afazares domésticos e cuidado com os filhos com 95,7%, contra 58,5% dos homens. 

Criado em 15/12/2017 - 19:14

Mais do programa