Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tribunal de Justiça do Rio promove reflexão sobre violência doméstica com agressores condenados

O projeto funciona há dez anos, cumprindo determinação da Lei Marinha da Penha

Tarde Nacional

No AR em 13/12/2017 - 19:09

Como combater um problema estrutural na sociedade brasileira, a violência doméstica, principalmente contra mulheres? A aposta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é fazer isso pela reflexão. A ideia é reabilitar condenados por violência doméstica contra mulheres (em menos casos, também contra os homens).

Desde 2007, o TJ do Rio, cumprindo previsão da Lei Maria da Penha, criou um centro de educação para os condenados por agressão como forma de cumprimento da pena. Como uma alternativa à prisão, o juiz pode determinar, por senteça, que o agressor participe, de forma obrigatória, do Grupo Reflexivo ou da Escola de Homens, que discute a violência de gênero e busca reeducar os condenados.

Segundo informações do TJRJ, o Grupo Reflexo já realizou 148 edições, com a participação de 1.461 homens e cinco mulheres. Durante os encontros, que têm oito aulas, os participantes são orientados a refletir e conversar sobre temas como a própria Lei Maria da Penha, as formas de combate à violência, questões de desigualdade de gênero, paternidade e a responsabilização dos fatos ocorridos.

Para falar sobre o assunto, o Tarde Nacional entrevista o juiz do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Nova Iguaçu-Mesquita,Octávio Chagas de Araújo Teixeira,

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Criado em 13/12/2017 - 19:48

Mais do programa