Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pediatra esclarece Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Recomendação é ir ao médico pelo menos 1x por mês, até os 6 meses de idade

Tarde Nacional

No AR em 26/01/2018 - 14:12

O programa Tarde Nacional fala hoje sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). O problema atinge geralmente as crianças e gera muita preocupação nos pais. Entre os incômodos causados pela doença estão: irritabilidade, rejeição à alimentação e dificuldade no ganho de peso, acompanhados, muita das vezes, de choro intenso. Incluindo o vômito que pode mostrar que a mucosa do esôfago está bastante irritada.

Conversamos com o pediatra e especialista em nutrição infantil, Fábio Ancona, que explica melhor o refluxo e fala mais sobre a regurgitação tão comum nos bebês e as formas de diagnóstico. O pediatra fala ainda sobre o cuidado com a criança ao mamar, mantendo-a em posição vertical, apoiada no ombro do pai ou da mãe, batendo nas costinhas da criança e esperando alguns minutos até que ela arrote.

Amamentação
Amamentação, por seeseehundhund/ Pixabay/ CC0 Domínio Público

 

"É possível que aconteça o refluxo sem que esse material, obrigatoriamente, chegue a boca da criança. Então aí nós temos só o refluxo sem a regurgitação. O que não diminui a importância dele porque o material do estômago, em função da presença do suco gástrico, é um material muito ácido. E a medida que isso volta para o esôfago, ele provoca uma irritação na porção terminal do esôfago, a esofagite, que é extremamente incomodativa para a criança. É como a sensação de azia que o adulto tem", esclarece Fábio.

Acompanhe a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 26/01/2018 - 15:06

Mais do programa