Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atlas mapeia manguezais do Brasil e aponta para necessidade de preservação do ecossistema

De acordo com o ICMBio, o Brasil é o segundo país em extensão de mangues no mundo, com aproximadamente 14.000 km2 distribuídos poir toda a área litorânea do país.

Tarde Nacional

No AR em 09/05/2018 - 17:07

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Atlas dos Manguezais do Brasil. A publicação digital reúne informações sobre esse ecossistema e as especificidades em cada região da costa brasileira. A iniciativa faz parte do Projeto Manguezais do Brasil (GEF/Mangue), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento – Brasil (PNUD), com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

De acordo com o ICMBio, o Brasil é o segundo país em extensão de mangues no mundo, com aproximadamente 14.000 km2 distribuídos poir toda a área litorânea do país. O diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do ICMBio, Cláudio Maretti, fala sobre o Atlas e reforça sobre a importância da conservação desse ecossistema.

Ouça a entrevista completa no player:

Cláudio destacou a importância do manguezal como ecossistema. "O manguezal é fundamental para manter estabilidade dos estoques pesqueiros daqueles crustáceos e moluscos que nós coletamos na beira da praia. E também para garantir a vida das populações costeiras", enfatiza. "Dentro dos manguezais habitam temporariamente várias espécies que se encontram ameaçadas." 

O guaiamum, um carangueijo importante para várias comunidades, é uma das espécies em perigo de extinção. "Ele está ameaçado principalmente pela devastação do seu habitat natural", explica Cláudio. Dentre os caminhos que podem contribuir para preservação dos manguezais, Cláudio cita a criação de unidades de conservação de diferentes categorias e a melhoria das possibilidades de comercialização dos produtos do mangue para comunidades que subsistem desse ecossistema.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasíliae na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 09/05/2018 - 17:33

Mais do programa