Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Otorrinolaringologista fala sobre como evitar engasgo e alerta sobre os primeiros socorros

Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico – Facia comenta sobre os casos recentes de engasgo em Brasília e fala sobre o que fazer nesses casos.

Tarde Nacional

No AR em 30/08/2018 - 17:51

Nós últimos dias os brasilienses foram surpreendidos por casos de morte devido a engasgo. Na última semana, em Águas Claras, região do Distrito Federal, um homem morreu após engasgar com um pedaço de sanduíche. Nesta segunda-feira, 27 outra pessoas foi vítima de um acidente semelhante: uma mulher de 57 anos morreu ao engasgar comendo uma banana. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do DF, foram 3 mortes esse ano na capital e 130 chamados registrados. A médica otorrinolaringologista e Foniatra pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico – Facial, Eliézia Helena de Lima Alvarenga, traz instruções sobre como evitar um engasgo e quais procedimentos de socorro nesses casos. A entrevistada também é colaboradora do setor de laringe da disciplina de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pós-doutorado em Disfagia pela Unifesp.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar na segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 30/08/2018 - 18:03

Mais do programa