Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa mostra que aquecimento do oceano Atlântico pode agravar secas no nordeste brasileiro

Em entrevista ao Tarde Nacional, especialista do Cemaden fala mais sobre desertificação e a transposição do Rio São Francisco

Tarde Nacional

No AR em 27/09/2018 - 13:00

A seca que afetou a região nordeste do Brasil, nos últimos anos, pode estar relacionada com as tendências de aquecimento observadas no oceano Atlântico tropical. Esse aquecimento oceânico, associado à constante degradação da terra e maior frequência de secas severas, pode tornar a região mais vulnerável num futuro próximo.

Os dados foram apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia,  Inovações e Comunicações. Sobre o assunto, o Tarde Nacional conversou com o hidrólogo e pesquisador do Centro, Javier Tomasella.

Segundo o pesquisador, o estudo confirma que o oceano Atlântico está aquecendo mais no Hemisfério Norte que no Sul. E, consequentemente chove onde está mais quente ocasionando regiões mais proprícias para a seca. 

Ouça a entrevista no player

Criado em 27/09/2018 - 16:26 e atualizado em 27/09/2018 - 16:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa