Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa do Cemaden ajuda na previsão e no monitoramento de tempestades severas

Apresentadores do programa Tarde Nacional conversaram com o meteorologista do Cemaden Vinicius Sperling

No AR em 12/02/2019 - 15:40

Na última semana, moradores do Rio de Janeiro enfrentaram fortes temporais, que causaram alagamentos e transtornos em vários bairros e provocou a morte de sete pessoas. São Paulo também enfrenta temporada de grandes chuvas desde as primeiras semanas do ano. Os últimos acontecimentos e tragédias climáticas deixaram a população do país em estado de alerta.

Uma pesquisa feita pelo meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CemadenVinicius Sperling identificou a importância de se conhecer o perfil das nuvens e as características da estrutura de precipitação para a previsão e monitoramento de tempestades severas.

Os apresentadores do programa Tarde Nacional conversaram com o pesquisador sobre a pesquisa e sobre os desafios de se monitorar fenômenos climáticos.

Ouça no player abaixo:


O meteorologista afirma que a linha de pesquisa seguida é a de previsão imediata de tempo, que usa a análise de nuvens já formadas. Com isso, é possível informar em quais bairros a chuva vai cair.

Vinícius explica que essa metodologia é focada em tempestades severas.

Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.

Produção: Denise Oliveira e estagiário Jailson Sena (sob supervisão).

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 12/02/2019 - 16:06