Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores da UnB monitoram qualidade do Rio Paraopeba

Estudiosos do Instituto de Geociências da UnB estiveram em Brumadinho para coletar amostras de água e de sedimentos no curso do rio

Tarde Nacional

No AR em 15/02/2019 - 16:42

Pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília estão monitorando a qualidade das águas do rio Paraopeba após o rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.

Os pesquisadores, que pertencem ao grupo de pesquisa Aquasense, estiveram, na região, onde ocorreu a tragédia. Foram coletadas amostras de água e de sedimentos no curso do rio Paraopeba. De acordo com os estudos realizados, a bacia recebeu 12 milhões de metros cúbicos de lama.

Desde o dia 28 de janeiro, o grupo tem auxiliado a Agência Nacional de Águas (ANA) com informações sobre o deslocamento da onda de lama pelo rio Paraopeba.

Os apresentadores do programa Tarde Nacional conversaram com Jean Michel, pesquisador colaborador do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento. Ele explica que o Rio pode demorar anos para voltar ao normal.

Ouça a entrevista completa:

Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.

Produção: Denise Oliveira e Jailson Sena (estagiário sob supervisão)

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 15/02/2019 - 16:47

Mais do programa