Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pai e filho em show na Casa do Choro, no Rio de Janeiro

Cláudio Jorge e Gabriel Versiani se apresentam, nesta quinta-feira, no Centro da cidade, em show que inicia as comemorações dos 70 anos do consagrado violonista e compositor

Tarde Nacional

No AR em 22/05/2019 - 17:59

Nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, acontece, na Casa do Choro, no Rio de Janeiro, o show 'Do pai, do filho, do espírito: música!', de Cláudio Jorge e Gabriel Versiani. Em entrevista durante o programa Tarde Nacional, pai e filho falaram sobre o projeto, de música autoral, que foi concebido a partir de uma relíquia de família. É que, nos idos dos anos 40, Firmino Barros pediu ao filho, Everaldo, que emprestasse seu violão para sua nova aluna, Maria do Carmo. Neste encontro, Everaldo e Maria do Carmos se apaixonaram, e do casamento nasceu o primeiro filho, Cláudio Jorge.

Neste violão, Cláudio aprendeu os primeiros acordes, e hoje é um dos músicos mais considerados do país, tido como inventor de um estilo próprio de tocar o instrumento. Com parcerias com nomes como Cartola, Elton Medeiros, Martinho da Vila e Ivan Lins, teve músicas gravadas por Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Ana Costa e Emílio Santiago, entre outros. Cláudio Jorge celebra, em outubro, 70 anos, e se prepara para lançar mais um CD autoral: "Samba Jazz de Raiz", além de ser músico integrante do grupo que acompanha Martinho da Vila.

No mesmo violão que foi de seu bisavô, Gabriel Versiani teve os primeiros contatos com a música. Cantor, compositor e também jornalista de formação, tem dois CDs autorais lançados e atuação frequente no cenário carioca, sobretudo nas noites da Lapa. O músico lançou recentemente seu primeiro videoclipe, de "Qualquer Bobagem" - faixa do CD "Ainda Sambo", com participação especial de Mart'nália.

Em "Do pai, do filho, do espírito: música!", Cláudio Jorge e Gabriel Versiani cantam e tocam no violão músicas autorais, representativas de suas trajetórias artísticas, fazendo ainda referência ao tema Pai e Filho em 'Quatorze anos' (Paulinho da Viola). O violão antigo está presente como um 'espectador privilegiado', e o público acompanha, ainda, no telão, fotos que ilustram algumas das histórias contadas e cantadas por estes genuínos herdeiros da tradição musical brasileira.

Ouça a entrevista na íntegra, além de algumas músicas tocadas ao vivo durante a conversa.

CASA DO CHORO - Rua da Carioca, 38 - Centro, Rio de Janeiro

SHOW 'Do pai, do filho, do espírito: música!'

DIA 23 DE MAIO DE 2019, ÀS 19 HORAS

INGRESSOS:
INTEIRA: R$: 50 / MEIA: R$ 25

Criado em 22/05/2019 - 18:55

Mais do programa