Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista alerta sobre riscos de uso do celular ao volante

Ouça entrevista com David Duarte Lima, presidente do Instituto de Segurança no Trânsito (IST), especialista em educação para o trânsito.

Tarde Nacional

No AR em 28/06/2019 - 17:04

No Brasil, um a cada cinco motoristas admitiram que usam o celular enquanto dirigem. É o que aponta a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, divulgada pelo Ministério da Saúde. Destes, a maioria tem entre 25 e 34 anos e maior grau de escolaridade. A pesquisa identificou outros comportamentos prejuduciais no trânsito como o consumo abusivo de álcool e o excesso de velocidade nas estradas brasileiras. 

Os apresentadores José Nery, Luciana Vale e Anchieta Filho conversaram sobre esse assunto com David Duarte Lima, presidente do Instituto de Segurança no Trânsito (IST) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Ele é especialista em educação para o trânsito, foi coordenador do Fórum pela Paz no Trânsito e Coordenador do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Ele alerta para os perigos da distração das telas do celular para o motorista. "O uso do celular divide a atenção. O indivíduo quando está falando ao celular foca a atenção na conversa e muitas vezes, se esquece do trânsito", afirmou.

O professor Davi explicou que algumas pesquisa identificaram que o uso do celular têm causado mais acidentes que a condução sob efeito do uso de álcool.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Produção: Andrea Quintiere e Denise Oliveira

Apresentação: José Nery, Anchieta Filho e Luciana Vale

 

Criado em 28/06/2019 - 17:35

Mais do programa