Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta crescimento da violência nos estados do Norte e Nordeste

Os apresentadores do Tarde Nacional conversaram com o pesquisador do Ipea, Daniel Cerqueira. Ele falou sobre os desafios para a redução da violência no país.

Tarde Nacional

No AR em 13/06/2019 - 16:20

O Atlas da Violência, estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que o Brasil atingiu o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa, registrada em 2017, corresponde a 65.602 homicídios. O estudo identificou o aumento da violência nos estados do Norte e Nordeste do país, diminuição no Sudeste e no Centro-Oeste e estabilidade na região Sul. O estado com maior crescimento no número de homicídios foi o Ceará, que registrou alta de 49,2% e atingiu o recorde histórico de 5.433 mortes violentas, e, em seguida o estado do Acre. 

O ano registrou, também, um crescimento de feminicídios no Brasil, chegando a 13 por dia, e aumento do número de mortes de jovens entre 15 e 29 anos. Somente no ano 2017, mais de 35 mil jovens dessa faixa etária morreram. O documento foi elaborado com base nos dados de 2017 do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Os apresentadores do programa Tarde Nacional conversaram com o pesquisador do Ipea e coordenador da pesquisa, Daniel Cerqueira. Ele falou sobre os desafios para a redução da violência no país.

Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho

Produção: Denise Oliveira e Andrea Quintiere

 

Criado em 13/06/2019 - 17:55

Mais do programa