Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional debate proibição do fornecimento de sacolas e canudos plásticos

Objetivo é reduzir o uso e descarte de material poluente

Tarde Nacional

No AR em 26/06/2019 - 16:34

Entrou em vigor nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, a lei estadual que proíbe supermercados de fornecerem sacolas plásticas descartáveis para os consumidores. Com a lei, cerca de 1.500 supermercados de todo o estado deixam de oferecer as sacolas plásticas aos clientes.

Em São Paulo, a lei que proíbe fornecimento de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (26).

Em Brasília, projeto de lei aprovado no início do mês prevê a proibição e venda de sacolas plásticos no DF. O texto, de autoria do deputado distrital pelo partido REDE DF, Leandro Grass, deputado distrital do REDE do DF, aguarda sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo a organização ambiental WWF, o consumo mundial de sacolinhas chega a um trilhão por ano. No Brasil, são 13 bilhões, e só no Rio, 4 bilhões de sacolinhas são usadas anualmente.

Os apresentadores do programa Tarde Nacional bateram um papo sobre esse assunto com o deputado distrital do DF, Leandro Grass, com o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiroz e com Denise Lobato, assessora parlamentar do deputado Carlos Minc (PSB/RJ), autor do projeto de lei aprovado semana passada pela Assembleia Legislativa, que regulamenta mais algumas questões sobre as sacolas plásticas. Eles falam sobre o que muda na vida dos cidadãos com a aplicação dessas leis.

De acordo com Denise, o objetivo é reduzir o uso e descarte de material poluente. A partir de junho do próximo ano, lojas, padarias e farmácias terão que seguir esta regra.

Ouça a entrevista completa sobre esse assunto no player abaixo:


Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho

Produção: Andrea Quintiere e Denise Oliveira

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 26/06/2019 - 16:52

Mais do programa