Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cirurgias bariátricas aumentaram 5,6% no país em 2017

Dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Acompanhe mais na entrevista com o cirurgião bariátrico Thales Delmondes Galvão

Tarde Nacional

No AR em 09/08/2019 - 13:00

Documento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aponta que a obesidade no mundo aumentou nos últimos anos. De acordo com a instituição, há mais de 670 milhões de adultos obesos no mundo. Entre crianças e adolescentes, os números chegam a 338 milhões. 

No Brasil, o índice de obesidade passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em julho pelo Ministério da Saúde. A busca por cirurgias bariátricas e intervenções cirúrgicas também cresceu no país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram feitas 105.642 cirurgias em 2017, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Para falar mais sobre esses procedimentos, o Tarde Nacional conversou com o cirurgião bariátrico Thales Delmondes Galvão. Na entrevista, ele responde a pergunta do ouvinte sobre a correção do diabetes tipo 2 pela cirurgia. Sobre a procura pela cirurgia, ele comenta que só em São Paulo, a fila de espera chega a 5,6 anos. 

Ouça no player abaixo:


O médico afirmou que a América Latina e o Caribe ocupam a segunda posição em número de obesos, perdendo apenas para a América do Norte.

É considerada obesidade mórbida, de acordo com Thales, quando o Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 40. 

O cirurgião analisou que, além da alimentação não saudável, a falta de atividade física também contribui com o aumento da obesidade.

Thales falou sobre o preparo para a cirurgia bariátrica e o pós-operatório, com etapas de dieta líquida, cremosa e sólida.

 

Saiba mais

Obesidade no país aumentou entre 2006 e 2018, diz pesquisa

 

Apresentação: Pedro Pontes, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.

Produção: Denise Oliveira

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 09/08/2019 - 15:41 e atualizado em 09/08/2019 - 15:41

Mais do programa